Pintando o 7 - Fortaleza 2025

Festival Pintando o 7 — O Lugar das Infâncias

O Festival Pintando o 7 promove atividades em múltiplas linguagens para toda a família. Com o tema “O Lugar das Infâncias”, a edição de 2025, em Fortaleza, convida o público a ver, sentir e se divertir através do olhar poético da dança e de suas diversas formas de expressão cênica.

Nesta edição, os espetáculos exploram diferentes técnicas de dança, teatro e música e dão vida a corpos, bonecos, objetos e figuras inanimadas para dialogar — com delicadeza e profundidade — sobre as múltiplas percepções das infâncias diante de temas contemporâneos e sensíveis da sociedade.

A seleção dos espetáculos foi pensada para dialogar com as diversas fases da infância e suas variadas experiências. As montagens revelam pesquisas consistentes de grupos e coletivos de duas regiões do Brasil, combinando estéticas singulares e dramaturgias alinhadas às tendências da arte contemporânea.

Os enredos abordam temas como as lendas brasileiras e os mistérios dos seres encantados, com o espetáculo “Mundo em Busca do Coração da Terra”; trazem luz, cor e movimento transformados em poesia, com o espetáculo de dança contemporânea “Poetas da Cor”; e apresentam uma adaptação atual do clássico texto de Sylvia Orthof, “A Viagem de um Barquinho”, repleta de cor, beleza e alegria.

As ações continuadas do Festival Pintando o 7 reafirmam seu compromisso em proporcionar experiências significativas que ampliam o imaginário das diferentes infâncias e contribuem para o processo de aprendizagem sensível por meio do brincar e das oficinas.

Ao reunir experiências estéticas em diversas linguagens artísticas, o projeto amplia os modos de ver e perceber o mundo, estimulando a sensibilidade, a criatividade e a capacidade de transformação — a partir de olhares múltiplos, afetivos e inventivos.

Vem descobrir os lugares das infâncias com muita cultura e diversão!

10 edições de arte, infância e imaginação

Há oito anos, o Festival Pintando o 7 convida crianças e famílias a viverem a arte como experiência de afeto, descoberta e imaginação. Idealizado pela gestora cultural pernambucana Iris Macedo, o projeto nasceu em 2017, na Caixa Cultural Recife, e se consolidou como um dos principais festivais dedicados à arte para crianças no Brasil.

O Pintando o 7 é um programa de temporada de atividades culturais, dedicado à arte e à imaginação das infâncias, que valoriza a pesquisa artística voltada ao público infantil. Cada edição é pensada a partir de uma curadoria especializada, reunindo artistas, grupos e coletivos comprometidos em criar experiências memoráveis, acessíveis e inspiradoras, que celebrem a diversidade, o brincar e a potência criativa das infâncias.

Ao longo de suas nove edições, realizadas em Recife, Brasília, Garanhuns e também em formato online, o festival reuniu companhias de várias regiões do país e do exterior, explorando linguagens como dança, teatro, música, literatura, artes visuais e suas transversalidades.

Em cada ciclo, novas propostas curatoriais transformaram o festival em um território de invenção e encantamento: da dança lúdica ao teatro de bonecos, das narrativas natalinas à imaginação coletiva, das ações virtuais às ocupações em espaços públicos. Em 2025, o Pintando o 7 chega à sua décima edição, na cidade de Fortaleza (CE), com o tema “O Lugar das Infâncias”, celebrando a arte, a dança e suas formas animadas, e a delicadeza das emoções que habitam o olhar das crianças.

O Pintando o 7 é um convite a brincar, imaginar e descobrir o mundo com sensibilidade e alegria, reafirmando que a arte é um território de aprendizado, encontro e cultura de paz.

Curadoria

Luciano Pontes Crédito: Arnaldo Sete
Luciano Pontes

Luciano Pontes é curador, ator, escritor e dramaturgo. Possui formação em Design Gráfico e especialização em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS/RS). É autor de mais de 13 livros publicados por editoras nacionais e ganhador do selo Altamente Recomendável (FNLIJ) em 2020. Criador do Projeto Livro Mural – Leituras Socializantes, disponibiliza gratuitamente narrativas visuais de sua autoria, democratizando o acesso à leitura e promovendo o encontro entre palavra, imagem e espaço público.

É fundador da Cia Meias Palavras, grupo dedicado à pesquisa da oralidade, dos contos populares e das múltiplas linguagens teatrais. Atua também como Diretor de Formação Nacional dos Doutores da Alegria, em São Paulo.

Como artista da cena, integrou os espetáculos Folgazões e Foliões, Poemas Esparadápicos, Seu Rei Mandou e o show Arraiá Pequenininho, da Orquestra Modesta de São Paulo. Em 2024, realizou a curadoria do Festival de Artes para Infâncias – Festinfante e, em 2025, foi curador do FILIG – Festival Internacional de Literatura de Garanhuns. Desde 2021, integra a equipe curatorial do Festival Pintando o 7. Em 2025, escreveu e ilustrou o livro Uma Andorinha Só, publicado pela Editora Piu.

Programação

Espetáculos

Espetáculo: Mundo - Em busca do coração da terra, com Tropa do Balacobaco de Pernambuco Crédito: Kaian Alves
Mundo - Em busca do coração da terra (Arcoverde/PE)
Tropa do Balacobaco (PE)
Ingressos +
Espetáculo: Poetas da Cor, com Cia. Druw de Dança Contemporânea de São Paulo Crédito: Naava Bassi
Poetas da Cor
Cia. Druw de Dança Contemporânea (SP)
Ingressos +
Espetáculo: A viagem de um barquinho, com Pavilhão da Magnólia do Ceará Crédito: Tim Oliveira
A viagem de um barquinho (Fortaleza/CE)
Pavilhão da Magnólia (CE)
Ingressos +

Oficinas

Oficina: Criar Livros Animados - Flip Book, com Luciano Pontes de Pernambuco Crédito: Arnaldo Sete
Criar Livros Animados - Flip Book
com Luciano Pontes (PE)
Inscreva-se! +
Oficina: Lúdico na dança - compondo cores e formas, com Com Miriam Druwe de São Paulo Crédito: Divulgação
Lúdico na dança - compondo cores e formas
com Miriam Druwe (SP)
Inscreva-se! +
Oficina: Cápsula do tempo - Cartas solucio-lunáticas, Silvianne Lima e Nelson Albuquerque l Pavilhão da Magnólia do Ceará Crédito: Diego Souza
Cápsula do tempo - Cartas solucio-lunáticas
Com Silvianne Lima e Nelson Albuquerque
Pavilhão da Magnólia (CE)
Inscreva-se! +

Saiba mais

Como se inscrever para as oficinas gratuitas?

As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas por meio do link disponível na seção acima, em “PROGRAMAÇÃO - Oficinas” e aqui. As atividades acontecem na Sala Gente Arteira, da Caixa Cultural Fortaleza, localizada na Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema, Fortaleza, CE, CEP: 60.060-188 (ao lado do Centro Cultural Dragão do Mar) Recomenda-se chegar com 30 (trinta) minutos de antecedência para o início das atividades. Informações: (85) 3453-2770 ou caixaculturalfortaleza@caixa.gov.br.

Qual o valor dos ingressos para os espetáculos?

Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Obs.: Sessão do dia 28/11, gratuita e exclusiva para Cliente CAIXA.

Quando começa a venda e como adquirir os ingressos para os espetáculos?

A venda é iniciada a partir de cada quinta-feira da semana anterior que antecede o espetáculo. Início das vendas 21/11/2025.

Onde eu posso adquirir o meu ingresso?

Por meio da bilheteria presencial na Caixa Cultural Fortaleza com início às 10h e pela bilheteria cultural (venda online) inicio, 15h.

Qual o endereço da Caixa Cultural Fortaleza?

Avenida Pessoa Anta, 287 - Praia de Iracema

Qual o horário de Visitação e bilheteria da Caixa Cultural Fortaleza?

Horários, visitação e bilheteria:

  • Terça a Sábado, das 10h às 20h.
  • Domingo e Feriados, das 10h às 19h.

Telefones: Informações e bilheteria: (85) 3453-2770

Sobre meia-entrada

  • Crianças de 2 a 7 anos, sem carteira de estudante;
  • Estudantes (crianças a partir dos 8 anos);
  • Professores;
  • Pessoas com deficiência e seu acompanhante;
  • Idosos;
  • Doadores de sangue ou medula, mediante apresentação de comprovante obtido no Hemope;
  • Jovens de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos (até 2 salários mínimos);
  • Artistas e técnicos com registro profissional regulamentado (DRT);
  • Artistas, técnicos e profissionais das artes filiados ao SATED;
  • Clientes Caixa Econômica Federal: meia-entrada para todos.

É obrigatória a apresentação no teatro, no momento da entrada, a documentação que comprove o direito ao benefício de acordo com a legislação em vigor.

Política de convivência dentro do teatro:

  • É proibido o consumo de alimentos ou bebidas;
  • É permitido fotografar desde que sem o uso do flash;
  • É permitido a entrada depois do início do espetáculo.
Pintando o 7

Contatos

Como podemos te ajudar?
Conta para a gente!

  • Informações

  • Informações

  • Sugestões

  • Orçamento

  • Descadastrar Newsletter

  • Desabilitar cadastro geral

  • Ouvidoria


Horário de funcionamento Seg à sex, das 9h às 18h

Com o objetivo de proteger a sua privacidade e o sigilo de informações sensíveis, atualizamos a nossa Política de Privacidade de Dados a partir da Lei Geral de Proteção de Dados pessoais - LGPD (13.709/2019).

Cadastro de escolas públicas, ong's e projetos sociais para eventos no Recife. Cadastre o seu melhor e-mail e receba notícias da Fervo

Brasil - Pernambuco - Recife

Fervo Projetos Culturais